Há alguns dias perguntei no status do meu Facebook com quantas pessoas é possível manter contato simultaneamente. Algumas pessoas responderam e com respostas diversas. Nada científico ou quantizando um número máximo. Falaram de vontade, de contato, de flexibilidade, de poligamia.

Pensei um pouco a respeito, mas com outro foco, algo como: “Nossa! É legal conhecer pessoas novas, de círculos diferentes!”. Então relacionei isso com a pergunta do Facebook e com o livro que estou lendo – “Free – Grátis o Futuro dos Preços. E é interessante que conhecer pessoas novas não implica em nenhuma relação de aquisição de produtos, entradas – pelo menos de forma direta na maior parte dos casos. Mesmo sendo gratuito, depende de um esforço de ambas as partes. Pois, o preço não é monetário, mas psicológico e – de certa forma – físico (ter energia suficiente para estar acordado e prestando atenção).

Essa disposição mental/psicológica e física se transforma em vários benefícios distintos correlacioandos, como: bem-estar, novos conhecimentos, opções de lazer diferentes, possibilidade de conhecer ainda mais pessoas, entre outras vantagens.

Mas no que isso implica? Essa é a questão mais importante. As possibilidades são inúmeras e estas levam a mais e mais desdobramentos. Isso é uma fonte ilimitada das inúmeras possibilidades existentes: ou seja, ∞ vezes ∞!

Parece bobo, mas nunca paramos para pensar nos benefícios e nos custos das relações interpessoais. Apenas vivemos fazendo o que aprendemos durante nossa vida. Nossos erros e acertos nos moldam de tal forma que evitamos novas experiências por termos tido outras ruins no passado. Mas o que seria da vida sem novas experiências?

O que vocês acham de toda essa discussão? O que nos leva a conhecer novas pessoas? O que nos faz manter laços com elas? Por que nunca pensamos recionalmente sobre coisas tão intrínsecas ao ser humano? Quais possibilidades vocês acham que são as mais importantes no âmbito racional e irracional?

Post filed under Relacionamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *